Laboratórios de Experiencia em Gestão Educacional
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Experiências coletadas
É a coleção de experiências em gestão da educação coletadas e divulgadas pelo laboratório no decorrer dos anos.
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Banco de Experiência
Conheça os objetivos do banco de experiência e os critérios que um projeto deve ter para fazer parte do banco.
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Prêmios de Inovação
Saiba sobre o Prêmio Inovação em Gestão Educacional e edições da premiação realizada pelo Laboratório.
Abaixo você pode acessar os principais itens do Laboratório de Experiência em Gestão:
O que é o Laboratório de Experiencias em Gestão
O Laboratório é um espaço de investigação e um instrumento para subsidiar ações e políticas sociais, fornecendo informações, análises e propostas de ação que sinalizem novas práticas educacionais.
As ações são pautadas em quatro princípios:
- Qualidade: o foco principal das inovações deve ser a qualidade da educação, explicitada na efetiva aprendizagem do discente;
- Democratização: deve se considerar as diferenças do País e adotar abordagens diversificadas conforme as características e desafios locais específicos, respeitando inclusive as diferentes capacidades institucionais dos municípios;
- Adequação: o reconhecimento e transferência de experiências inovadoras devem ser sensíveis ao contexto, evitando a universalização de uma "verdade única" a ser exportada a todos os contextos;
- Colaboração: o exame e a disseminação das inovações deverão fortalecer a colaboração interinstitucional, particularmente entre as diferentes instâncias governamentais.
Caso queira entrar em contato nosso e-mail é laboratorio@inep.gov.br.
Histórico do Laboratório
Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi criado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação em 2006, com objetivo de identificar, registrar, avaliar e disseminar experiências inovadoras em gestão educacional desenvolvidas nos municípios brasileiros, que contribuam para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A partir de 2008 o Laboratório incorporou as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, com foco no direito de aprender de cada criança, jovem ou adulto.
Junto com a implementação do Laboratório, surge o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, instituído pela Portaria nº 2, de 17 de maio de 2006, com objetivo de reconhecimento dos municípios e dos dirigentes municipais de educação por suas iniciativas inovadoras e resultados alcançados.
O primeiro Prêmio aconteceu no ano de 2006 com 10 iniciativas premiadas, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras. A meta é premiar, a cada dois anos, até 10 experiências inovadoras, divulgando seus resultados.
O Banco de Experiências surgiu em 2007, com intuito de reunir e divulgar experiências inovadoras, premiadas ou não, em cada edição do Prêmio e que atendam aos critérios estabelecidos pelo Laboratório.
Dados e indicadores educacionais
Abaixo são apresentados dados e indicadores nacionais. Juntamente com as iniciativas do Banco de Experiências, é possível entender em ampla escala como se situa o panorama da educação brasileira. Os indicadores demográficos do perfil educacional e da rede de ensino dos estados e municípios brasileiros contribuem para um melhor entendimento.