Perguntas frequentes

O que é o Erce?

O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma avaliação internacional direcionada aos países da América Latina e Caribe. O Erce busca avaliar a aprendizagem em leitura, escrita, matemática e ciências, bem como identificar fatores associados à aprendizagem. A avaliação é aplicada em turmas das séries correspondentes ao 4º ano (apenas leitura, escrita e matemática) e 7º ano do ensino fundamental.

Para que serve o Erce?

O Erce serve como uma ferramenta para monitorar a qualidade da educação na região da América Latina e Caribe, fornecendo informações para o debate e orientando a tomada de decisões nessa área.

De quais edições do Erce o Brasil participou?

O Brasil participou de todas as quatro edições do Erce.

Que instrumentos avaliativos compõem o Erce?

O Erce é constituído por provas que avaliam as aprendizagens nas áreas de leitura, escrita, matemática e ciências da natureza. O estudo também utiliza questionários voltados para os diferentes sujeitos da comunidade escolar – estudantes, famílias, professores e diretores – a fim de conhecer o contexto da aprendizagem.

Como é a aplicação?

Os instrumentos do Erce são aplicados em papel.

Como é definido o que será avaliado no Erce?

O Erce utiliza um enfoque curricular, ou seja, estabelece o que será avaliado considerando os objetivos de aprendizagem que são comuns na região da América Latina e Caribe, segundo as bases curriculares de cada país.

Por que o nome da avaliação mudou ao longo das edições?

A princípio, a sigla que identificava os estudos, Erce, incorporava a letra que designava a edição do estudo (primeira, segunda e terceira): Perce, Serce e Terce. Essa estratégia foi abandonada e, a partir do quarto estudo, passa a ser identificado apenas como Erce, seguido do ano da aplicação.

Página atualizada em: 25 junho 2020