Perguntas frequentes

O que é o PIRLS?

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS), tradução de Progress in International Reading Literacy Study, é um estudo da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

De quais edições do PIRLS o Brasil já participou?

A edição do PIRLS 2021 será a primeira em que o Brasil participará e ocorrerá em uma amostra de escolas públicas e privadas, abrangendo todo o território nacional.

Qual o objetivo do PIRLS?

O PIRLS avalia habilidades de leitura dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de analisar tendências de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos países que participam do estudo.

Por que o PIRLS avalia o 4º ano do ensino fundamental?

A escolha por avaliar estudantes do 4º ano é justificada, pois nessa fase vivencia-se um importante estágio de transição no desenvolvimento da autonomia nas habilidades da leitura. Nessa etapa da escolarização, os estudantes estão superando a etapa do “aprender a ler” e passando a utilizar a leitura para aprender.

Quais instrumentos avaliativos compõem o PIRLS?

O PIRLS é composto por dois tipos distintos de instrumentos avaliativos: os testes cognitivos e os questionários. Os testes cognitivos visam aferir as habilidades leitoras dos estudantes e os questionários têm por objetivo identificar os contextos de aprendizagem desses estudantes.

Quem deverá responder aos questionários do PIRLS?

Os questionários contextuais são voltados para diretores, professores, pais (ou responsáveis) e estudantes.

Quem participará do PIRLS?

A aplicação dos instrumentos do PIRLS abrangerá uma amostra de escolas públicas e privadas, de todo o território nacional, conforme diretrizes amostrais e critérios estatísticos estabelecidas pela IEA, de modo a garantir a padronização do estudo entre os diferentes países participantes.

De quem será a responsabilidade pela aplicação do PIRLS?

A aplicação do PIRLS será realizada por uma empresa especializada contratada pelo Inep, não havendo qualquer ônus para as escolas participantes.

Como podem ser utilizados os resultados do PIRLS?

Os resultados do PIRLS permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de leitura de seus estudantes em relação aos demais países participantes. A troca de experiências, a partir dos resultados obtidos, pode contribuir para o permanente aprimoramento da qualidade da educação e para a equidade dos resultados de aprendizagem.

Qual o formato de aplicação do PIRLS?

O PIRLS é aplicado em formato eletrônico e também em papel. No Brasil a aplicação do PIRLS será em papel.

Página atualizada em: 5 junho 2020