Ações internacionais 24 de Julho de 2020

Análise curricular do Erce será divulgada na próxima terça-feira (28)

O documento da análise curricular do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019 terá seu lançamento internacional na próxima terça-feira, 28 de julho. O evento virtual será promovido pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), ligado à Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO Santiago). No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação, da qual participa desde a primeira edição, em 1997.

O documento é derivado de um trabalho preparatório para a quarta edição do Erce, que foi aplicada em 2019. O estudo utiliza um enfoque curricular, o que significa que a avaliação está alinhada com os objetivos de aprendizagem mais comuns nos países participantes. Para isso, o currículo prescrito de cada um dos países foi analisado e comparado com os demais, com foco nas áreas e séries avaliadas pelo Erce (linguagem e matemática – 4º e 7º ano do ensino fundamental – e ciências – 7º ano do ensino fundamental). O estudo também investigou o grau de presença de temas-chave da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos currículos.

Como a análise curricular para o Erce 2019 foi realizada com base nos documentos curriculares oficiais vigentes durante o segundo semestre de 2016, as informações do Brasil são provenientes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No documento, foi incluída uma breve contextualização a respeito da posterior migração para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os 18 países que participaram do Erce, em 2019, foram Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.  Na fase da análise curricular, o estudo incluiu também a Venezuela. 

Erce – O Estudo Regional Comparativo e Explicativo é uma avaliação que tem como objetivo medir a qualidade da educação no ensino fundamental na América Latina e Caribe, por meio de provas e questionários aplicados a uma amostra de estudantes. Os estudos são realizados de maneira escalonada, de modo a produzir dados cronologicamente comparáveis. O Erce é uma realização do LLECE, da Orealc/Unesco.

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