Censo da educação superior 16 de Junho de 2020

Dados disponíveis para conferência das instituições de educação superior até 26 de junho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o sistema do Censo da Educação Superior (Censup) até 26 de junho para verificação, ajustes e validação dos dados coletados. O período vale também para o envio de justificativas de inconsistências.

As informações podem ser acessadas pelo pesquisador institucional, previamente cadastrado, que representa a instituição junto ao Inep. Esta é uma das etapas do cronograma para a elaboração do Censo Superior 2019, que conta com a parceria das instituições públicas e privadas da educação superior do país.

Durante o período da pandemia de COVID-19, o Inep ampliou os prazos para coletar as fases subsequentes do censo e colaborar com a adequação das instituições ao atual cenário. A equipe do Censo Superior tem empenhado esforços para esclarecer eventuais dúvidas. Os contatos são realizados por meio de ligações telefônicas, troca de e-mails e envio periódico de informativos (boletins, "fica a dica", relatórios de preenchimento, entre outros).

Censo da Educação Superior – Reúne informações sobre instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Veja a Portaria n.º 319, de 23 de abril de 2020

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior