Enem 29 de Fevereiro de 2008

Enem é apoio para ingressar na faculdade, dizem 72% dos alunos

Enem é apoio para ingressar na faculdade, dizem 72% dos alunos

A meta de 72,23% dos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2007 era ingressar em um curso superior. Foi o que apontaram duas pesquisas realizadas pelo Inep, uma informal, uma enquete na página eletrônica do Enem, e outra, formal, pelo questionário socioeconômico a que todos os participantes do Enem devem responder.

Pela Internet, 22.500 internautas responderam a enquete que perguntava o motivo de sua participação no Exame: mais de 70% declararam que seu interesse é ingressar na faculdade. Outros 16% afirmaram que o exame ajuda a testar o conhecimento e a capacidade de raciocínio.

Esses números se assemelham àqueles apontados pelo relatório do questionário socioeconômico. Dentre os motivos alegados para realizarem o Enem, o mais apontado foi entrar na faculdade (72,23%), seguido de testar conhecimentos e capacidade de raciocínio (16,72%) e conseguir um bom emprego ou saber se está preparado para o futuro profissional (10,61%).

Em 2004, o motivo mais apontado era testar conhecimentos e capacidade de raciocínio (44,68%), seguido de entrar na faculdade (42,73%). Desde 2005 o principal motivo já é entrar na faculdade, apontado sempre por uma maioria de mais de 60%.

O Exame, que é voluntário, teve sua décima edição em 2007. É oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova é interdisciplinar e contextualizada, o que coloca o aluno diante de situações-problema e exige dele saber mais do que conceitos: deve saber aplicá-los.

No ano passado, quase três milhões de inscritos fizeram a prova. Hoje, ela seleciona candidatos habilitados ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza os resultados do Enem para a distribuição de bolsas de estudo (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior.

Assessoria de Imprensa do Inep