Enem 27 de Agosto de 2003

Informações gerais sobre o Enem 2003

Sexta edição do Exame será realizada no próximo domingo, dia 31. Prova começa às 13h (horário de Brasília)

A sexta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada no próximo domingo, dia 31, com 1.876.387 participantes. Com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília), o Exame será aplicado em 2.495 locais de prova num total de 605 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal.

A finalidade do Enem, voltado aos estudantes que estão concluindo ou já terminaram o ensino médio, é oferecer uma referência para auto-avaliação. O Exame também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior. Em todo País, 434 instituições utilizam os resultados do Enem em seus vestibulares.

Tudo sobre o Enem 2003

Data da prova

31 de agosto, das 13h às 18h (horário de Brasília)

Evolução do número de inscritos

1998: 157.221

1999: 347.135

2000: 390.574

2001: 1.624.131

2002: 1.818.665

2003: 1.876.387

Acesso ao local da prova

Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado.

Saída do local da prova

O participante só poderá deixar a sala na qual estará participando do Enem a partir das 15h, duas horas após o início da prova. Para deixar o local de prova levando o caderno de questões, o inscrito deverá aguardar até as 17h, quatro horas após o início do Exame.

Documentos necessários

O participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com uma hora de antecedência do horário fixado para o início, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição e documento de identidade com foto emitido por órgão oficial como Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho. Deverá levar apenas lápis preto nº 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche, como fruta e biscoito.

Questionário socioeconômico

O participante também deverá preencher antecipadamente o questionário socioeconômico e entregá-lo ao fiscal da sala de prova no dia do Exame. Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do Exame. Neste caso, o participante deverá responder ao formulário em casa e enviar pelos Correios (porte pago pelo Inep).

Extravio do Cartão de Confirmação de inscrição

O inscrito que não recebeu ou perdeu o Cartão de Confirmação de Inscrição deverá verificar antecipadamente o local de realização da prova na escola ou agência dos Correios onde fez a sua inscrição. Também poderá ligar para o telefone 0800616161 (ligação gratuita), enviar e-mail para enem@inep.gov.br ou acessar o site www.inep.gov.br. No dia do Exame, deve dirigir-se ao local de prova levando documento de identidade e o comprovante de inscrição.

Provas e gabarito

Os cadernos de questões possuem quatro cores diferentes (amarelo, rosa, verde e branco). As questões são as mesmas para cada caderno com a seqüência de apresentação diferentes.  No domingo, dia 31, após as 18h30, o Inep vai disponibilizar no site (www.inep.gov.br) a prova amarela e os gabaritos das quatro cores.

Resultados

Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados. Constarão, nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas - estabelecimentos de ensino superior e empresas - poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante, desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

A qualificação do desempenho individual

Conceitos

Intervalo de notas

Insuficiente a Regular

0 - 40 (inclusive)

Regular a Bom

40 - 70 (inclusive)

Bom a Excelente

70 - 100

O que avalia

O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. É um exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Características da prova

A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas. Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 100 e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados.

Assessoria de Imprensa do Inep: (61) 410-8023 / 8037 / 9563