Enem 17 de Junho de 2008

Enem registra mais de 1 milhão de inscritos pela Internet

Enem registra mais de 1 milhão de inscritos pela Internet

Mais de um 1,2 milhão de estudantes se inscreveram, pela Internet, ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para as inscrições encerrou na última sexta-feira, dia 13 de junho. No ano passado, o número de inscrições pela Internet foi de 907 mil. O balanço geral com o número de inscrições, que incluirá aquelas feitas pelas agências dos Correios, sairá na segunda quinzena de julho. A prova será aplicada em 1.314 municípios de todo o País no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília).

Os inscritos pagantes (estudantes de escolas privadas e aqueles que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores) que geraram o boleto têm até o dia 20 de junho para efetuar o pagamento nas agências bancárias. Os alunos que fizeram a inscrição, mas não geraram o boleto ainda podem tirá-lo pela Internet.

Os candidatos ao Enem 2008 receberão até o dia 18 de agosto, no endereço indicado no ato da inscrição, o cartão de confirmação com a hora, data e local de prova. Caso o inscrito não tenha recebido o cartão até essa data, deve procurar uma das agências dos Correios ou acessar a página do Inep. Lá, o estudante poderá consultar o endereço em que prestará o exame.

O exame é composto por 63 questões objetivas de múltipla escolha e abrange diversas áreas de conhecimento. O candidato também fará uma redação, que será elaborada com um tema que leve o aluno a uma reflexão, tanto de ordem política quanto social e cultural, identificando uma situação-problema. No total, serão cinco horas para realizar toda a prova.

Na primeira quinzena de novembro, o aluno receberá em casa o Boletim Individual de Resultados, que também poderá ser acessado pela Internet, tendo em mãos o número do CPF e a senha de acesso. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES).

Assessoria de Imprensa do Inep