Enem 11 de Julho de 2008

Inscrições para Enem 2008 se encerram hoje

Inscrições para Enem 2008 se encerram hoje

Termina às 23h59min de hoje, sexta-feira, dia 11 de julho, o prazo de inscrições ao Exame Nacional de Ensino Médio, Enem 2008. Os estudantes interessados deverão se inscrever somente pela Internet, por meio da página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br/inscricao.

Mais de 167.000 estudantes realizaram suas pré-inscrições desde o dia 7 de julho, quando o prazo foi aberto. O tempo médio gasto pelos estudantes, via Internet, é de 4 minutos e 30 segundos.

Para confirmar inscrição ao Enem 2008 é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor é de R$ 35,00, sendo que o prazo para pagamento é até o dia 14 de julho (segunda-feira). Os candidatos que já fizeram suas inscrições e não pagaram o boleto bancário poderão acessar novamente o sistema de inscrição, através do acompanhamento, e imprimir uma 2ª (segunda) via com vencimento também para o dia 14 de julho.

Já os interessados que não têm condições de pagar a taxa deverão imprimir, preencher e enviar o formulário de Declaração de Carência, constante na página de inscrição, junto com uma cópia de documento de identidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Inep/Daeb), SCN Quadra 04, Bloco B, Sala 704 - Centro Empresarial Varig - CEP 70.714-900, Brasília - DF.

As inscrições ao Enem foram reabertas por meio da portaria nº 99 publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de julho. A medida foi tomada em função de inúmeros pedidos de estudantes que não conseguiram fazer a inscrição no tempo determinado, mesmo após o prazo ter sido prorrogado.

De acordo com o serviço Fala, Brasil, do Ministério da Educação, o número de ligações sobre o Enem duplicou desde a reabertura do prazo de inscrições. A dúvida mais freqüente dos estudantes é em relação ao prazo de inscrição e sobre como proceder em relação à entrega do termo de carência. O número do Fala, Brasil é 0800-616161 e a ligação é gratuita.

As provas do Enem 2008 serão aplicadas no dia 31 de agosto em cerca de 1.400 municípios. O Enem é utilizado, por alunos que atendam aos critérios socioeconômicos, como critério de seleção ao ProUni (Programa Universidade Para Todos), que concede bolsas de estudos em cursos de graduação de instituição particular.

Assessoria de Imprensa do Inep