Enem 31 de Agosto de 2008

Preservação da Floresta Amazônica é tema de redação do Enem

Preservação da Floresta Amazônica é tema de redação do Enem

Medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica, foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2008. Foram sugeridas três ações para manter essa máquina de chuva funcionando. O candidato deveria escolher somente uma das ações sugeridas e redigir um texto dissertativo.

As ações propostas foram a suspensão completa e imediata do desmatamento na Amazônia até a identificação de áreas exploráveis de maneira sustentável; o pagamento a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais; o aumento da fiscalização e a aplicação de pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. O participante deveria ressaltar as possibilidades e as limitações da ação escolhida.

Nos anos anteriores, as propostas de redação abordaram temas diversos. Energia e meio ambiente foram os mais lembrados nesses dez anos de Enem. De 1998 até 2007, os temas explorados foram Cidadania e economia (1998); Energia e meio ambiente (1999); Transformação de energia e água (2000); Preservação ambiental (2001); Consciência política e ambiental (2002); Violência urbana e ambiental (2003); A importância da informação e da liberdade de expressão (2004); Exploração humana e ambiental (2005); Importância da compreensão textual e energia (2006); e Discussão das diferenças (diversidade) e energia alternativa (2007).

Além da redação, os alunos devem responder a 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangem várias áreas de conhecimento. O estudante tem cinco horas para a realização do exame.

Assessoria de Imprensa do Inep