Enem 22 de Junho de 1999

USP confirma uso do Enem

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) confirmou hoje (terça-feira), por 49 votos a 41, o aproveitamento parcial das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na primeira fase do vestibular.

Com isso, fica rejeitado o recurso apresentado por representantes dos alunos contra a decisão do Conselho de Graduação, que já havia aprovado o uso dos resultados do exame como um dos critérios de acesso aos cursos oferecidos pela instituição.

"A decisão foi a mais ampla possível, debatendo-se não só a competência dos Conselhos Centrais, mas também o mérito do Enem, com posições favoráveis e contrárias", disse a pró-reitora de graduação, Ada Pellegrini Grinover.

A nota na prova de conhecimentos gerais do Enem poderá valer até 20% do total de pontos da primeira fase do vestibular da USP. A maior das duas notas ( vestibular ou Enem) será tomada como a nota final da primeira fase do vestibular.

Isenção da taxa do vestibular

O Conselho Curador da Fuvest, fundação que organiza o vestibular da USP, aprovou ontem (21 de junho) a concessão de 5.000 bolsas de isenção da taxa do vestibular para alunos que comprovarem ter cursado o último ano do ensino médio em escolas públicas do estado de São Paulo. As bolsas serão concedidas de acordo com a classificação obtida no Enem.

Governo do Rio pagará metade da taxa de inscrição

A Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro vai pagar metade da taxa de R$ 20,00 do Enem para todos os alunos da rede pública que estão em condições de concluir o ensino médio este ano e que queiram fazer o exame. Além do Rio, o governo do Paraná também já decidiu patrocinar metade da taxa de inscrição ao exame para cerca de 125 mil alunos da rede pública.

Inscrições ao Enem vão até o dia 25 de junho

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem vão até a próxima sexta-feira, 25 de junho. A participação no Enem é voluntária e a taxa de inscrição custa R$ 20,00. As inscrições podem ser feitas em todos os municípios onde houver uma agência dos Correios.

Poderão se inscrever ao exame todos os alunos que estão em condições de concluir o ensino médio este ano. Quem já concluiu o segundo grau em anos anteriores também pode participar.

Os inscritos receberão em casa a confirmação da inscrição, indicando o local da prova. O Enem está marcado para o dia 29 de agosto e será realizado em 162 municípios, incluídas todas as capitais.

O desempenho dos participantes será avaliado em duas provas: uma de conhecimentos gerais, composta de 63 questões objetivas, e outra de redação. A prova de conhecimentos gerais exigirá que os alunos sejam capazes de exercer o domínio de diferentes linguagens; compreender fenômenos naturais e sociais; solucionar problemas simples e complexos do dia-a-dia; organizar as informações e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para a construção de argumentações consistentes; e elaborar propostas de intervenção na realidade.

Os resultados estarão prontos no início de novembro. Todo participante receberá em sua residência um boletim com o desempenho no exame.

Internet e telefone orientam candidatos

Para quem quiser obter mais informações sobre o Enem, o serviço "Fala, Brasil", do Ministério da Educação, está prestando informações pelo telefone 0800-616161. A Internet também traz orientações sobre o exame. O endereço da página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - órgão vinculado ao MEC responsável pelo Enem é (http://www.inep.gov.br/enem).