Enem 05 de Novembro de 2018

Depoimentos sobre os 20 anos do Enem são tema de série do Inep na TV Escola

Importantes personagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são os entrevistados da série de depoimentos “Enem 20 anos”, produzida e exibida pela TV Escola, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para celebrar as duas décadas do maior exame do Brasil, foram gravados depoimentos de autoridades como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; idealizadores do Exame, como a atual presidente do Inep, Maria Inês Fini; autores da primeira Matriz de Referência; ex-ministros do MEC; ex-presidentes do Inep e servidores, além de participantes que tiveram suas vidas transformadas pelo Enem.

Em 30 depoimentos, a série “Enem 20 anos” revela episódios marcantes, as principais mudanças e melhorias, os desafios e a evolução do maior exame do Brasil, e segundo maior do mundo em número de participantes. A produção é da TV Escola em parceria do o Inep. Os depoimentos estão sendo exibidos na programação do canal, diariamente, com a estreia de um depoimento inédito a cada dia. Todos os episódios, à medida que são lançados, são disponibilizados também no Canal do Inep no Youtube.

Além da série “Enem 20 anos”, a TV Escola e o Inep também lançaram a série de minidocumentários “Enem Bastidores”, que revela o que está por trás do Exame. Em cinco episódios, a apresentadora Mariana Cerrone mostra a preparação dos estudantes e também do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a realização do Enem. Com tom leve e descontraído, e linguagem jovem e dinâmica, cada episódio mostra a realidade do Inep e de um personagem, em diferentes etapas do processo. As duas produções fazem parte das comemorações pelos 20 anos de criação do Enem.