Enem 12 de Dezembro de 2018

Disponíveis Sinopses Estatísticas do Enem referentes aos anos de 2013 a 2016

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, novos documentos trazendo as Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes aos anos de 2013 a 2016.  Os dados divulgados apresentam uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do Questionário Socioeconômico, e pela aplicação do Exame em si. Os documentos estão desagregados por regiões geográficas e unidades da federação, com intuito de apoiar estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira, e dão continuidade ao histórico inédito da Sinopse e Estatísticas do Enem referente ao ano de 2017, divulgado pela primeira vez em 22 de novembro.

A Sinopse Estatística do Enem é uma coletânea de tabelas com informações que permitem traçar os diferentes perfis dos inscritos. A divulgação apresenta informações obtidas por meio dos questionários socioeconômicos e fornece um grande volume de dados sobre o desempenho em cada área do conhecimento avaliada pelo Exame. Um Glossário acompanha o material, disponível para download no Portal do Inep.

Com a Sinopse Estatística do Enem, a população tem mais uma fonte de informações detalhadas sobre o Exame. Dados tão detalhados só estavam disponíveis por meio dos Microdados do Enem, formato que exige o conhecimento de softwares estatísticos específicos. A Sinopse, portanto, facilita o acesso aos dados, mas só os microdados permitem o cruzamento de variáveis. O Inep se prepara para divulgar as sinopses de edições anteriores do Exame.

Sinopses Estatísticas – As tabelas das Sinopses Estatísticas do Enem, separadas por ano, estão divididas em grupos temáticos: inscritos, egressos, cursistas (participante que cursava o último ano do Ensino Médio, de acordo com o ano da pesquisa, e que não concluiria naquele ano), não concluintes e não egressos, fatores de contexto e desempenho. Esse último é subdividido em redação e nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. O Inep também disponibiliza um glossário com a explicação dos principais termos adotados. Pela Sinopse é possível pesquisar, por exemplo, o número de participantes por faixa de proficiência em cada área e na redação e a situação da redação. É possível pesquisar também o número de inscritos, egressos, concluintes e cursistas por sexo, cor/raça, idade, estado civil, isenção da taxa inscrição, entre outros.

Clique aqui para acessar